segunda-feira, 27 de junho de 2011

Compra Consciente

É sabido que as marcas de relógios mais apelativas são muitas vezes caras demais para a carteira do cidadão comum. Mas é possível ter um bom relógio sem que tenha que abdicar do salário de vários meses e, ao mesmo tempo, ostentar um relógio prático, bonito, elegante, de grife e, sobretudo… que lhe permita saber que horas são. 

Porque são uma boa ideia?

Os nossos gostos mudam com frequencia. Hoje estamos apaixonados por um modelo e amanhã já há outro que nos parece mais apelativo. Se apostar num modelo que chegue a custar alguns milhares de reais, o mais provável é que tão cedo não volte a comprar nenhum, ficando de uma certa forma “preso” a ele. Por outro lado, se optar por um modelo que não custe mais do que algumas centenas (ou mesmo dezenas) de reais, será muito mais fácil pô-lo de lado e partir para uma nova “paixão”.

Se não tem por hábito usar relógio e apenas o faz em ocasiões pontuais, como festas, reuniões ou férias, um relógio barato também é o ideal. Por que investir uma grande quantia em algo que raramente irá usar?

Onde encontrar bons negócios

A Internet é sempre uma ótima forma de se conseguir excelentes negócios. Para adquirir um bom relógio por um preço bastante acessível, basta saber onde procurar. Mesmo... 
...que a confiabilidade dos diferentes sites sejam ainda questões delicadas, existem lojas on-line onde pode-se navegar à vontade e comprar sem qualquer problema.


Uma dica importante que devemos sempre levar em conta quando decidimos adquirir qualquer produto via internet é o de pesquisar e avaliar o histórico da loja que estamos interessados em comprar. Mas como isso é possível?


A primeira análise que devemos fazer é no próprio site de e-commerce que estamos pesquisando. Sites que sonegam informações importantes como, um telefone para contato ou um endereço físico para eventuais envios de reclamações ou devoluções, serão sempre mais suscetíveis a nos dar dor de cabeça no instante em que necessitarmos solucionar um problema ou um conflito. Imagine você tentando resolver um problema gerado pela entrega de um produto trocado ou defeituoso e o único meio de comunicação entre você e a empresa é apenas um endereço eletrônico.


Outro fator que deve ser considerado antes de qualquer compra pela internet é a avaliação feita pelos outros clientes que já negociaram com o site. Hoje em dia existem vários avaliadores externos de confiança que servem para auxiliar o consumidor na hora da compra. Um dos maiores e mais utilizados no e-commece é o E-bit. Um site, para possuir o selo e ser   avaliado pelo E-bit, precisa enviar todos os dados cadastrais da empresa responsável pelo site. Se aprovado, ao finalizar todas as compras, o cliente é redirecionado a um pequeno questionário que avaliará o atendimento, as condições de pagamento e entrega do produto. Posteriormente, o E-bit avalia, entrando em contato com o cliente, via e-mail, se a entrega ocorreu no prazo prometido e o produto entregue chegou de acordo com o pedido. Finalizando, o E-bit indica a quantidade e a porcentagem de avaliações positivas e negativas daquele site. Portanto, fique atento e desconfie de sites que não possuam nenhum sistema de avaliação de suas vendas ou que, no caso de avaliados, possuam uma quantidade significativa de contra-indicações.




Resista à tentação!

Por vezes, a tentação é a maior inimiga. Enquanto vai às compras e passa pela vitrine de uma relojoaria, vê um modelo que o prende ao primeiro olhar, e nasce o impulso de comprá-lo. Mas o melhor será resistir e pensar um pouco sobre essa compra. Avalie sobre isso e perceba se nos dias seguintes ainda sente o mesmo entusiasmo. Se o confirmar poderá regressar à loja e trazer o relógio. Mas verá que na maioria das vezes não o fará: se conseguir resistir a esse impulso inicial irá evitar muitas compras desnecessárias das quais vai provavelmente arrepender-se.

O maior "perigo" vem com as férias, sobretudo em visitas a locais com um forte marketing, tais como parques de diversões e áreas temáticas, onde além desse impulso, surge também o pensamento de que não terá outra oportunidade. Os símbolos, ícones e figuras emblemáticas desses locais são aplicadas a todos os produtos imagináveis e, como é óbvio, também aos relógios. É quase impossível resistir ao impulso de trazer uma recordação que, para um aficionado de relógios, tomará naturalmente a forma disso mesmo: um relógio. Mas pergunte-se a si próprio se após regressar das férias vai mesmo utilizar esse relógio, se ainda gostará tanto dele como na ocasião em que o viu. Valerá mesmo à pena trazer essa recordação e não outra mais acessível?

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