A Rolex apresentou durante a Baselworld 2011, o exclusivo Cosmograph Daytona, equipado com a nova luneta de cerâmica preta produzida em monobloco de Cerachrom.O novo Rolex Oyster Perpetual Cosmograph Daytona, modelo preferido dos amantes do automobilismo, conta com caixa de 40 mm de diâmetro produzida com o autêntico ouro Everose. O dial na cor Chocolate Brown completa a elegância do modelo, que pode ter algarismos romanos ou arábicos, também grafados em cerâmica. A pulseira preta é confeccionada em couro de ‘Alligator mississipiensis’e possui fecho em ouro Everose 18 quilates.
A história da parceria da Rolex com o automobilismo teve início em 1935, quando o piloto e jornalista automotivo, Sir Malcolm Campbell, a bordo de um carro batizado de Bluebird IV e usando um Rolex no pulso, estabeleceu um de seus muitos recordes mundiais de velocidade em terra, atingindo 348,8 km/h nas areias da praia de Daytona, na Flórida.
No mesmo ano, Campbell estabeleceu outro recorde histórico, desta vez em Bonneville, no estado de Utah, alcançando 485 km/h a bordo do Bluebird V. Na época, sua aventura representou uma extraordinária conquista, tanto para o automobilismo quanto para a Rolex.
A associação da Rolex com o famoso circuito Daytona International Speedway começou em 1959. Desde 1992 a Rolex tornou-se patrocinador master de uma das mais prestigiadas corridas de longa duração do mundo, a Rolex 24 At Daytona.
O Rolex Cosmograph Daytona foi projetado especificamente para automobilistas, como principal ferramenta de medição do tempo em provas de resistência. Seu cronógrafo conta com mostrador de horas na posição 9 horas, mostrador dos minutos na posição 3 horas e os segundos indicados pelo grande ponteiro vermelho do eixo principal. Desta forma, o piloto dispõe de um registro preciso dos tempos realizados, e pode gerenciar os elementos para garantir sua vitória. Próximos da coroa, o botão superior tem as funções Start/Stop e o botão inferior faz a função Reset.
Além do elegante design, o Daytona é uma obra-prima da relojoaria. O mecanismo cronógrafo calibre 4130 foi projetado e montado exclusivamente pela Rolex no ano 2000, para equipar o Cosmograph Daytona.
Com apenas 290 componentes, o cronógrafo do Daytona é uma sinfonia de simplicidade que desperta ampla admiração. O Cosmograph Daytona tem reserva de corda de 72 horas e é equipado com a espiral azul Parachrom. Fabricada com uma liga exclusiva, imune a campos magnéticos, ela é 10 vezes mais resistente a choques do que as espirais tradicionais.
O Rolex Cosmograph Daytona tem gravado em sua luneta um taquímetro, instrumento utilizado para calcular a velocidade média de um carro, medida entre dois pontos pré-determinados. A velocidade pode ser considerada em quilômetros ou milhas. No próprio site da Rolex está disponível para download um guia interativo sobre o funcionamento do taquímetro.
Para o próximo ano, espera-se um Daytona completamente novo, já que em 2012 o modelo completará 50 anos de existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário